top of page
Destaques:
Procure por Tag:
Fique a Par:
Buscar

Pole Dance/Glamour e Pole Fitness - Diferenças e Origens

  • Foto do escritor: Renata Frada
    Renata Frada
  • 9 de fev. de 2015
  • 4 min de leitura

Pode parecer tudo igual, mas no fundo não é, e vou lhes contar a razão.

Muitos dizem que quem pratica o Glamour, não consegue praticar igualmente o Fitness, mas quem pratica o Fitness, consegue facilmente fazer o Glamour...e sim, isso faz sentido.

Pole Dance/Glamour

glamour.jpg

O pole dance de hoje se originou durante os anos 20, no início da grande depressão americana, onde Tour Fair Show (circo, feira) viajavam de cidade em cidade divertindo a multidão, e em uma das tendas havia o show de dançarinas, onde as mesmas utilizavam o poste que segurava a tenda e dançavam com ele sobre assobios e aplausos!

Com o passar dos anos se transferiu das tendas para os bares noturnos como espetáculo Burlesque (comédia da década de 50). As dançarinas faziam a performance, utilizando de um bastão com a ponta almofadada.

O primeiro registro de POLE DANCE como conecemos hoje, foi em 1968 com a preformance de Belle Jangles no Clube Mugwump em Oregon - EUA. O Pole Dance moderno passou a ser documentado somente a partir dos anos 80 no Canadá e nos EUA, onde se popularizou.

Nos anos 90, Fawnia Mondey (canadense) praticante de Pole Dance, produziu o 1° vídeo aula, com instruções de Pole Fitness e dança, possibilitando assim, que mulheres "comuns" utilizassem a técnica como atividade física, praticando dentro de suas próprias casas. Fawnia Mondey, foi também, a primeira a fundar uma federação de Pole Dance, a mesma possui um estúdio de POLE DANCE em Las Vegas.

Foi também na década de 90 que Demi Moore expôs seu lindo corpo com músculos bem definidos, nos encantando com sua dança e performance na Pole Dance ao lançar o filme Strip Tease. O que ajudou a popularizar ainda mais a dança.

A partir do ano 2000, a Pole Dance se desenvolveu em outros gêneros, do exótico ao Pole Fitness e agregado a esse o Pole Street.

Pole Fitness

fitness.jpg

Este tem sua origem voltados para as acorbacias e com fortes referências do Mallakhamb. O mallakhamb teve sua origem em Maharastra, na Índia, durante o século 12, como uma forma de treinamento para lutadores. A palavra "Malla" significa lutador, enquanto "khamb" traduz-se como pólo. Essa arte antiga quase se perdeu ao longo dos séculos, mas é cada vez mais popular nos últimos anos.

No esporte do Mallkhamb, os atletas tem que subir em um poste de madeira, com 55 cm de diâmetro na base, e 35 cm no topo, e executar vários movimentos. O pólo é mais frequentemente feito de teca, devido à sua robustez e, antes de começar os exercícios, é esfregada com óleo de rícino, para evitar atrito.

O Mallakhamb ainda está para ser reconhecido como um esporte oficial. Na Índia, tem sido praticada por meninos com deficiência visual. Esta arte consiste na compreensão da força e equilíbrio do corpo, e é por isso que os atletas cegos são tão bons como aqueles com visão perfeita.

Outra disciplina relacionada ao Pole Dance é o Mallastambha (ginástica do pilar) técnica usada pelos antigos lutadores de Wrestling (greco-romana), para ganhar força e desenvolver músculo, técnica não praticada mais hoje em dia.

Cirque du Soleil

Mais recentemente o Cirque du Soleil passou a utilizar performances baseadas no mastro chinês (mastro de ferro forrado com material antiderrapante (neoprene) e possui entre 5 e 7 metros de altura), despertando assim a vontade masculina de praticar a modalidade de uma forma mais rústica.

O Cirque também chegou a contratar a campeã mundial 2009 de Pole Dance Felix Cane, para mostrar sua arte. Tanto o Mallakhamb, como a Pole Dance e o Mastro Chinês utilizam o atrito entre a pele e o aparelho para fazer as acrobacias.

Crescimento no Brasil.

No Brasil, a popularização é recente, ela se deu ao ser exibida em uma novela da rede Globo de grande audiência onde a protagonista era a atriz Flávia Alessandra que fazia o papel da dançarina e no mesmo momento em uma novela da rede Bandeirantes onde a protagonista era a atriz Juliana Baroni, também dançarina, ambas exibida no ano de 2007. A partir deste momento a procura cresceu bastante, dispertando a vontade das mulheres brasileiras de praticar a modalidade.

Preconceito

O Pole Dance sofre preconceito, assim como o Tango e a Dança do Ventre também sofreram até obter o reconhecimento que tem hoje. Mas, esse cenário vem mudando graças a divulgação positiva e os campeonatos muito bem organizados.

Campeonatos

A maioria das competições de pole dance pelo mundo, estão em momento de estruturação, com seus respectivos regulamento, onde constam regras restritas de vestimentas adequadas, focada no atletismo e no fator artístico das coreografias.

Tais competições tem o apoio de Federações existentes, que unida as praticantes estão lutando pra conquistar o reconhecimento da modalidade como esporte pelos órgãos superiores da área, como por exemplo o COI - Comitê Olímpico Internacional.

.

Olímpiadas

Pole Dance nas Olímpiadas?

A Federação Internacional e as pole dancers estão lutando para isso, através de Petições e de organizações de Campeonatos sérios.

Resumindo

Pole exótico: performance de dança utilizando a sensualidade.

Pole fitness: técnica treinada em academia e estúdios de dança (o que mais cresce no momento e disputam campeonatos)

E pole street: mulheres se reúnem (assim como qualquer esporte de rua) para pôr em prática o que aprendeu e fazem acrobacias pelas ruas nos postes de sinalização.

 
 
 

コメント


© Pole Amor

bottom of page